terça-feira, 24 de outubro de 2006

ou tão somente a favor...

Corto versus Hugo/ Pratt versus Maltese
(ou tão somente a fovor um do outro...)



Não é a primeira vez que aqui me refiro a Corto Maltese e Hugo Pratt. o meu eleito a nível das minhas preferências na BD, pelo traço, pela cor, quando utilizada, pelo trabalho de aguarela realizado pelo autor/criador de tão encantadora personagem. Não me posso esquecer das Histórias com inteligência, dando vida a tão nobre "Pirata" que desperta, em quem lê as referidas, uma verdadeira paixão pela personagem.
Viajante, ser do mundo, não se prende, é do Mundo! Talvez por isso mesmo se torne apaixonante.
Para quem tem o culto das BDs, conhece certamente as mulheres de Manara, mas Corto/hugo também tinha as suas mulheres, sem se comprometer com qualquer uma delas, ama todas.
Há quem diga que Corto é o próprio Hugo, também ele era um pirata, viajante, fazendo o relato das suas viagens e experiências desta forma.


"Corto's favorite reading is the Utopia by Thomas More, but he never finished it. He also read books by London, Stevenson, Melville and Conrad."in Wikipédia



"Apenas Pratt poderia ser pai de Corto: os seus 68 anos de vida são mais intensos do que os do marinheiro solitário. São, pelo menos, reais. Ou não? Aprendemos com ambos que "a verdadeira vida é um sonho"." Retirado da página do jornal Público

1 comentário:

deep disse...

Afinal chegou! Sabemos que não se demorará... mas chegou!!!

Ainda tenho alguns volumes por ler...

Beijocas